Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

COLEGIADO DE HISTÓRIA

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

Nós docentes do Colegiado de História da Faculdade de Educação do Campo do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, vimos por meio desta nota ESCLARECER e REPUDIAR a nota de repúdio publicada em 18/05/2016 pelo Grêmio Representativo de Cabos e Soldados da PM/BM de Marabá.

1. Ficamos bastante surpresos com a publicação da citada nota de repúdio emitida pelo Grêmio Representativo de Cabos e Soldados da PM/BM contra o professor Erinaldo Cavalcanti deste Colegiado de História da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, na qual expressa que o professor havia pedido que o aluno Alysson Borges, estudante matriculado no curso de História dessa instituição que se retirasse de sala de aula.
  2. Na nota o referido Grêmio menciona acreditar que a Universidade é um lugar plural. Sim, somos um lugar plural e democrático e antes de emitirmos qualquer nota ou opinião ouvimos as partes envolvidas nessa situação.
  3. NÃO procede e NÃO tem nenhuma consistência o teor da nota do referido Grêmio. O professor não mencionou, não pediu, não exigiu em nenhum momento que o estudante se retirasse de sala por estar fardado, mas sim o dispensou da aula ante o documento que o aluno apresentou, de que teria uma audiência judicial marcada para aquela manhã, conforme argumento do próprio professor e nota de repúdio publicada pelo Centro Acadêmico de História Dina Teixeira podem confirmar.
  4. Mediante exposição midiática resultante da nota inverídica, o Colegiado do curso de História, entende que o professor Erinaldo Cavalcanti teve seus direitos de manifestação violados face ao constrangimento a que fora submetido com a publicação da nota de repúdio do Grêmio, prejudicando sua imagem pessoal e profissional e, juntamente com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará apoiaremos a busca de medidas institucionais e judiciais cabíveis para a questão em tela.
  5. Portanto, reprovamos e repudiamos o exposto na nota do Grêmio Representativo de Cabos e Soldados da PM/BM de Marabá.

COLEGIADO DE HISTÓRIA – UNIFESSPA – MARABÁ-PA – 19/05/2016 – 17:00.

registrado em: