Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Trabalhando com fontes na Educação Básica: a importância do Arquivo da CPT de Marabá.
Início do conteúdo da página

Entre as atividades promovidas pelo Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica - PAPIM 2016, foi realizada na última segunda-feira, 12/09/16, o debate sobre a importância do arquivo da Comissõa Pastoral da Terra (CPT) de Marabá na educação básica como metódologia no ensino aprendizado dos alunos. O objetivo do projeto é o uso de fontes da CPT como estratégia para o ensino e a pesquisa em história sobre a luta pela terra no Sul e Sudeste do Pará durante a ditadura civil-militar.

Foram presentes durante a programação do evento professores da educação básica não só de História, mas também de outras áreas do conhecimento, além disso, participaram estudantes de graduação, os bolsistas do projeto, professores e técnicos desta instituição de ensino.

O coordenador do projeto professor Fábio Pessôa (FAHIST/UNIFESSPA) relatou a importância das fontes documentais da CPT não só para a pesquisa em história, uma vez que se pode trabalhar de forma interdisciplinar em outras áreas do conhecimento as fotografias, jornais e outros documentos que se encontram no acervo da CPT. A professora da Escola, O Pequeno Príncipe, Edileuza Andrande, colaboradora do projeto, destacou a importãncia de se trabalhar a história da região na educação básica e os possiveis impactos sociais que os usos das fontes podem fomentar no ambiente escolar, e termina ressaltando que o PAPIM é importante à educação, visto que ocorre diálogos entre a educação básica e a universidade.

Ademais, a programação, orgulhosamente, contou com a participação Emanuel Vanberg (Mano), onde o mesmo contou sobre sua trajetória de luta junto com a Comissão Pastoral da Terra no Sul e Sudeste do Pará e o pepel desta organização que nasce em 1975 em resposta as violações dos direitos humanos perante os trabalhadores rurais, sobretudo na Amazônia.

registrado em: