TCCs
DEFESAS 2024
TÍTULO DO TCC |
NOME DO(A) ALUNO(A) |
NOME DO(A) ORIENTADOR(A) |
DATA |
O massacre de Eldorado dos Carajás-PA e a destruição do monumento Eldorado Memória em Marabá-PA (1996): revisão bibliográfica e análise de fonte. |
Vinicius Sousa Silva |
Cassio Augusto Samogin Almeida Guilherme |
16/09/2024 |
CASA AZUL: Um lugar de memórias |
Natanael De Jesus Santos |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
23/09/2024 |
Moda na Era Vitoriana (1837-1901): representações da morte e do luto |
Mariadina Ferreira E Ferreira |
Geovanni Gomes Cabral |
20/09/2024 |
Neuza Rodrigues Lins: Trajetória de vida de uma mulher camponesa impactada pela Guerrilha do Araguaia |
Leticia Silva Costa |
Janailson Macedo Luiz |
23/09/2024 |
Direito das Mulheres e o voto no Brasil |
Larissa Cristina Mendes Da Ilha |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
03/10/2024 |
O PROFANO NA FLORESTA: relações de gênero e sexualidades na última visita inquisitorial ao Brasil (1763-1769) |
Gislaine Ribeiro Rodrigues |
Marcus Vinicius Reis |
20/09/2024 |
DEFESAS 2023
TÍTULO DO TCC |
NOME DO(A) ALUNO(A) |
NOME DO(A) ORIENTADOR(A) |
DATA |
O ENSINO DE ÁFRICAS E DIÁSPORAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA ORIENTAL (UNIFESSPA E UFOPA, 2014-2020) |
Tais Queiroz Souza |
Karla Leandro Rascke |
21/12/2023 |
O bairro Francisco Coelho na formação de Marabá(PA): histórias e memórias na sala de aula |
Pablo Henrique Waladares Carneiro |
Geovanni Gomes Cabral |
21/12/2023 |
Narrativas Femininas Negras do Campo: Memórias de Parteiras da Comunidade Remanescente Quilombola de Umarizal (Baião, Pará) |
Naila Conceicao Moreira |
Karla Leandro Rascke |
18/12/2023 |
OS REFLEXOS DA BRANQUITUDE NA MODA FEMININA EM MARABÁ NO TEMPO PRESENTE |
Maykele Dos Santos Lopes |
Karla Leandro Rascke |
21/12/2023 |
A atuação da Comissão Pastoral da Terra no massacre de Eldorado dos Carajás (1996): entre memórias e histórias |
Karla Taina Borba Da Costa |
Geovanni Gomes Cabral |
15/12/2023 |
NOVA IPIXUNA (PA) E O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NO CURRÍCULO |
Joao Vitor Santos Silva |
Geovanni Gomes Cabral |
20/12/2023 |
A NOSSA HISTÓRIA É A NOSSA ARMA: A CHEGADA DOS KYIKATEJÊ À TERRA ÍNDIGENA MÃE MARIA |
Japrankwyi Jonkahynti Jakankrati Parkateje |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
15/12/2023 |
“EU SOU COMO GAVIÃO, SÓ ABRE ASA, O CABOCO NÃO TEM CORAGEM PRA MEXER CONOSCO”: trajetória e resistência do líder Krôhôhrenhum Toprâmre entre os Gavião (PA). |
Hityire Horakraktare Topramti |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
15/12/2023 |
A Representação da Mulher Negra na obra “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo |
Helem Karine Lima Da Silva |
Karla Leandro Rascke |
20/12/2023 |
AS REPRESEDNTAÇÕES DA MULHER NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DA COLEÇÃO INTEGRALIS 2017-2019 NA ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE, MARABÁ (PA) |
Francisca Dos Santos Costa |
Geovanni Gomes Cabral |
14/12/2023 |
Diálogos com o ensino de História Medieval e a Literatura em Os Pilares da Terra (1989), de Ken Follett |
Carlos Walber Moreira Amaral |
Geovanni Gomes Cabral |
14/12/2023 |
O estado da arte sobre os Suruí-Aikewara |
Bento Ribeiro Da Silva |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
15/12/2023 |
A prática dos benzedores: memória e relatos orais na comunidade de São Félix, Marabá (PA) |
Rosiane Furtado Barros |
Geovanni Gomes Cabral |
11/08/2023 |
A Rodovia Transamazônica na produção audiovisual: histórias e narrativas cortadas pelo tempo. |
Milena Lima Dos Santos |
Geovanni Gomes Cabral |
11/08/2023 |
Serra Pelada e a corrida do ouro: narrativas na História do Ensino Local |
Mariana Santos Alves |
Geovanni Gomes Cabral |
10/08/2023 |
Luta pela conquista e experiências relembradas: Aspectos da história do bairro Liberdade, Marabá-PA |
Lanyne Flavia Assis De Carvalho Maia |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
11/08/2023 |
“Trago no olhar imagens distorcidas”: análise das letras censuradas de Taiguara na Ditadura Militar do Brasil (1968-1974) |
Kleylson Lima Das Virgens |
Geovanni Gomes Cabral |
09/08/2023 |
A CAMPANHA DAS DIRETAS JÁ E A TRANSIÇÃO PARA A NOVA REPÚBLICA NO BRASIL (1979-1985) |
Karolany Alves Da Silva |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
14/08/2023 |
Núcleo São Félix e Migração: Questões historiográficas sobre a formação de |
Jaci Da Silva Marinho |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
07/08/2023 |
(RE)EXISTÊNCIA DO SER: O silenciamento das escolas, as relações de gênero e as políticas comportamentais no âmbito escolar |
Iure Antonio Lopes Silva |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
12/08/2023 |
HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA NO MANICÔMIO COLÔNIA EM BARBACENA/MG (1930-1980) |
Ana Lucia Ramos Feitosa |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
10/08/2023 |
Práticas Culturais e Religiosas: a festa do Divino no Bairro de Santa Rosa, Marabá (PA) |
Alexandre Araujo |
Geovanni Gomes Cabral |
09/08/2023 |
DEFESAS 2022
TÍTULO DO TCC |
NOME DO(A) ALUNO(A) |
NOME DO(A) ORIENTADOR(A) |
DATA |
UM PALACETE NA ENCRUZILHADA DO TEMPO: História, Memória e Patrimônio (1936 - 1993) |
Wellington Mota Luz |
Geovanni Gomes Cabral |
03/04/2023 |
Migração e Preconceito: viveres de maranhenses em Marabá-PA (estudo de caso em uma escola pública) |
Joseval Araujo Campos |
Cassio Augusto Samogin Almeida Guilherme |
10/03/2023 |
"Requebros amores e palavras lascivas": Inquisição, gênero e sexualidades durante a Primeira Visitação do Santo Ofício ao Brasil (15191-1595) |
Izanne Carvalho Barbosa |
Marcus Vinicius Reis |
07/04/2023 |
Amazônia como zona de contato, apropriação e ressignificação: circularidades |
Camila Maria Caetano Souza |
Marcus Vinicius Reis |
06/04/2023 |
A História do Brasil em Quadrinhos: leituras do Descobrimento do Brasil e da Proclamação da República |
Aristides Alves Dos Reis Filho |
Geovanni Gomes Cabral |
03/04/2023 |
Trabalho Escravo Contemporâneo: o papel da ONG Repórter Brasil no combate à escravidão |
Andreia Da Silva Barbosa |
Geovanni Gomes Cabral |
10/04/2023 |
EL DOURADO: história de vida e o sonho de “bamburrar” dos migrantes da serra pelada na década de 1980 |
Italo Da Silva Fernandes |
Carlo Guimaraes Monti |
09/09/2022 |
O SILÊNCIAMENTO DA BATEIA: o garimpo da Serra Pelada e o sul e sudeste paraense para além da visão do outro |
Gabriela Barreto Das Neves |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
03/11/2022 |
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA UMARIZAL-BEIRA (BAIÃO-PA) |
Lorran Gabriel Chaves De Menezes |
Karla Leandro Rascke |
04/11/2022 |
*Decorrente das mudanças realizadas no calendário no ano de 2022, alguns trabalhos foram defendidos no ano de 2023.
DEFESAS 2021
TÍTULO DO TCC |
NOME DO(A) ALUNO(A) |
NOME DO(A) ORIENTADOR(A) |
DATA |
HISTÓRIA E CINEMA: O FILME “IGREJA DOS OPRIMIDOS” NA SALA DE AULA |
Milena Tainar Lima Belchor |
Geovanni Gomes Cabral |
17/06/2022 |
A invisibilidade do protagonismo feminino: análise das músicas Luz del Fuego e Desconstruindo Amélia |
Francisca Mariane Costa Sousa |
Geovanni Gomes Cabral |
17/06/2022 |
Bibas, gays, boiolas, lésbicas e simpatizantes uni-vos: a primeira parada LGBTQIA+ de Marabá-PA e seus desdobramentos políticos |
Eduardo Nunes Da Silva |
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio |
16/06/2022 |
ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA E O FUNK COMO PROTAGONISMO FEMININO |
Barbara Cristina Souza Da Piedade |
Carlo Guimaraes Monti |
17/06/2022 |
HISTÓRIAS DE VIDA E POLÍTICAS PÚBLICAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (2013-2018) |
Ademar Alves Dos Santos |
Carlo Guimaraes Monti |
31/05/2022 |
Memória, Fé e Resistência: As Comunidades Eclesiais de Base no Sul e Sudeste do Pará nos anos finais da Ditadura Militar (1980-1985) |
Yana Brito Vieira |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
16/12/2021 |
MULHERES NEGRAS E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: A TRAJETÓRIA MILITANTE E EDUCADORA DE ZÉLIA AMADOR DE DEUS |
Sergianne Rosa Tavares |
Karla Leandro Rascke |
16/12/2021 |
AMAZÔNIA PORTUGUESA E ENSINO DE HISTÓRIA: o Diretório dos Índios como Fonte Histórica na Sala de Aula |
Raquel Teixeira Santos Vidal |
Karla Leandro Rascke |
17/12/2021 |
Mulheres guerrilheiras: um debate sobre protagonismo, gênero e lugar social |
Rafaela Costa Nascimento |
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio |
15/12/2021 |
PROJETO CONEXÃO AFRO EM COMBATE: Ações e desafios para uma educação antirracista na Escola Irmã Theodora (Marabá, 2015-2020) |
Lourrana Dos Santos Gonçalves |
Karla Leandro Rascke |
14/12/2021 |
O movimento operário nos livros didáticos de História; narrativas em disputas no PNLD 2020 |
Isaque Souza De Oliveira |
Geovanni Gomes Cabral |
16/12/2021 |
Ensino de História e Fotografia na sala de aula: estratégias e uso como fonte documental |
Edilene Da Silva Santos |
Geovanni Gomes Cabral |
16/12/2021 |
POVOS INDÍGENAS E A ESCOLARIZAÇÃO: ASPECTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO SUDESTE DO PARÁ. |
Claudio Frigotto Hoffmann |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
16/12/2021 |
Feminicídio no Brasil: Análise da lei 13.104/2015 no Sudeste do Pará |
Bianca Weronica Sousa Barbosa |
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio |
15/12/2021 |
TEMPO PRESENTE E NARRATIVA: os Governos do PT nos livros didáticos de História |
Adriano Oliveira Dos Santos |
Erinaldo Vicente Cavalcanti |
17/12/2021 |
*Decorrente das mudanças realizadas no calendário no ano de 2021, alguns trabalhos foram defendidos no ano de 2022.
DEFESAS 2020
TÍTULO DO TCC |
NOME DO(A) ALUNO(A) |
NOME DO(A) ORIENTADOR(A) |
DATA |
A ASCENSÃO E O EXTREMISMO DAS NOVAS DIREITAS NO BRASIL: uma análise das suas ideias e da internet como meio de propagação do seu discurso. |
Gabriel Rodrigo Maia Ribeiro |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
11/12/2020 |
Os Povos da Amazônia e as Teorias Raciais no relato do viajante Alfred Russel |
Dyelmison Roldão Lopes Freitas |
Karla Leandro Rascke |
07/10/2020 |
SUBSÍDIOS DO PROJETO CONEXÃO-AFRO NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA E.M.E.F IRMÃ THEODORA |
Dyeckson Roldão Lopes Freitas |
Carlo Guimaraes Monti |
04/11/2020 |
O RECLAMANTE EM SEU PAPELUCHO, RECLAMA UM CONTRATO DE TRABALHO INEXISTENTE: Ensino de História e as Relações de Trabalho nos Castanhais de Marabá-PA, 1970-1980 |
Carolina Ferreira Barbosa |
Carlo Guimaraes Monti |
09/10/2020 |
A Educação Especial na Formação de Professores de História: um estudo sobre as Licenciaturas de História no Ensino Superior de Instituições Federais (Pará, 2010-2019) |
Rabech Dos Santos Da Costa |
Karla Leandro Rascke |
11/08/2021 |
O ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ALUNO SURDO: inclusão e o uso da fotografia para o ensino de história de Marabá-PA. |
Daniel Lima Da Silva |
Carlo Guimaraes Monti |
17/08/2021 |
ENTRE LUTAS E SILENCIAMENTOS: a Guerrilha do Araguaia nos livros didáticos da educação básica de Marabá-PA |
Yceliane Dias Furtado |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
19/04/2021 |
Nariz largo demais para ser sex symbol pela clara demais para ser mc: um estudo de caso de autodeclaração de cor e/ou raça dentro do Cursinho Popular Emancipa Zé Cláudio e Maria |
Rebeca Costa Pereira |
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio |
16/04/2021 |
A violência contra a mulher no Sudeste do Pará: as formas de noticiar os crimes de feminicídio no Jornal Correio de Carajás, de 2015 a 2019 |
Maria Orlanda Nogueira Santos |
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio |
16/04/2021 |
Quais Áfricas? O Ensino da História da África na sala de aula (Marabá, 2015- 2020) |
Jaclene Alves Ribeiro |
Karla Leandro Rascke |
15/04/2021 |
Histórias ensinadas: a comunidade quilombola de Nova Jutaí e o ensino de história (Breu Branco – PA, 2019-2020) |
Iranilda Santana De Souza |
Karla Leandro Rascke |
15/04/2021 |
ENCHENTE DE 1980: imaginário cultural, crescimento urbano e transformação do espaço social em Marabá-PA. |
Adenilson Silva Ferreira |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
20/04/2021 |
*Decorrente das mudanças realizadas no calendário no ano de 2020, alguns trabalhos foram defendidos no ano de 2021.
DEFESAS 2019
TÍTULO DO TCC |
NOME DO(A) ALUNO(A) |
NOME DO(A) ORIENTADOR(A) |
DATA |
Projeto “Quem Sou Eu”: a implementação da Lei Federal 10.639/03 na E.M.E.F “O Pequeno Príncipe” em Marabá/PA (2012-2018) |
Nayanna Samylle Silva Sousa |
Karla Leandro Rascke |
28/11/2019 |
Nova Marabá: cidade planejada versus a ocupada |
Josiel Da Silva |
Jose Amilton De Souza |
19/11/2019 |
Fotografia, história e relatos orais: a enchente de 1980 na cidade de Marabá- PA |
Adila Cristiene Alves Vital |
Geovanni Gomes Cabral |
27/11/2019 |
HISTÓRIA INDÍGENA E ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE DISCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MARABÁ-PA |
Nilqueverson Silva Lima |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
01/07/2019 |
Jogos da memória para o ensino de história local na E.M.E.F. professora Salomé Carvalho, Marabá-PA. |
Mariti Sousa Mota |
Carlo Guimaraes Monti |
02/07/2019 |
“INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR”: PENSANDO A POLÍTICA INDIGENISTA NO CONTEXTO DITATORIAL A PARTIR DA AMAZÔNIA |
Luana Santana Da Silveira |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
02/07/2019 |
Abolição, protesto escravo e ensino de história: reflexões acerca de algumas perspectivas de Luiz Gama sobre a escravidão e liberdade. |
Lizandra Julia Silva Cruz |
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio |
02/07/2019 |
Mulheres indígenas e universidade: Perspectivas, vivências e narrativas. |
Juliana Alves De Souza |
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio |
02/07/2019 |
DUAS DÉCADAS DE ESCRAVIDÃO NO SUL PARÁ: O MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGU DE 1980 A 2000. |
Jonildo Sousa Pinto |
Fabio Tadeu De Melo Pessoa |
03/07/2019 |
O uso de novas fontes e linguagens no ensino de história na E.M.E.F. Dr. José Cursino de Azevedo - Marabá-PA |
João Luiz Damasceno De Queiroz |
Carlo Guimaraes Monti |
02/07/2019 |
"ACREDITA, POVO, ACREDITA!": A TRAJETÓRIA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EM SANTA LUZIA DO PARÁ (1980-1996) |
Andreza Xavier De Lima Sousa |
Fabio Tadeu De Melo Pessoa |
03/07/2019 |
O Acervo fotográfico da Escola Municipal Silvino Santis:entre histórias e |
Amanda Jacqueline Vieira Dos Santos |
Geovanni Gomes Cabral |
01/07/2019 |
DEFESAS 2018
TÍTULO DO TCC |
NOME DO(A) ALUNO(A) |
NOME DO(A) ORIENTADOR(A) |
DATA |
A voz do Resistência: um jornal contra a Ditadura Militar |
Josué Ivan Melo Costa |
Geovanni Gomes Cabral |
14/12/2018 |
Leituras historiográficas do Brasil colonial (c.1979-c.2001) |
Clelia Paixao De Jesus Braga |
Jose Inaldo Chaves Junior |
29/11/2018 |
"É melhor morrer gritando do que morrer calado no silêncio da covardia": a luta pela terra no sudeste paraense nas páginas do jornal O Grito da PA 150 - Terra e Liberdade (1980-1987) |
Wellington Jhemerson Costa Da Conceição |
Fabio Tadeu De Melo Pessoa |
25/07/2018 |
A LUTA CONTRA A ILEGALIDADE DA TERRA NO SUL E SUDESTE DO PARÁ: A HISTÓRIA MILITANTE DO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO |
Samanta Dhavilla De Brito Oliveira |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
24/07/2018 |
História Akrãtikatêjê: da remoção compulsória à luta pela implantação de uma escola na aldeia |
Ruticléa Oliveira Rosa Dos Prazeres |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
26/07/2018 |
Culturas políticas e redes de governo na Amazônia pombalina dos tempos de Francisco Xavier de Mendonça Furtado (1751-1759) |
Rosinaldo Andre Ferreira Da Silva |
Jose Inaldo Chaves Junior |
27/07/2018 |
A Representação da Mulher Negra nos Livros Didáticos de História: Reflexões sobre o Ensino de História na Cidade de Marabá (PA). |
Mayara Souza Dos Santos |
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio |
27/07/2018 |
A representação do índio no livro didático no ensino de História |
Marta Lima Alves |
Valeria Moreira Coelho De Melo |
24/07/2018 |
O SINDICATO COMBATIVO NA REGIÃO DE MARABÁ DURANTE A REDEMOCRATIZAÇÃO ENTRE 1978 A 1985: Transformações socioeconômicas, formação das oposições e conquista do sindicato. |
José Silva Cunha Neto |
Fabio Tadeu De Melo Pessoa |
27/07/2018 |
ANÁLISE FÍLMICA COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA |
Eliza Correa Santos |
Carlo Guimaraes Monti |
24/07/2018 |
O Ativismo Feminino na Cidade de Marabá (PA): A Associação Arco-Íris da Justiça e o Silenciamento dos Livros Didáticos de História |
Cinthia Da Silva Furtado |
Maria Clara Sales Carneiro Sampaio |
27/07/2018 |
MULHERES CAMPONESAS NA GUERRILHA DO ARAGUAIA |
Beatriz Francisca De Lima |
Reginaldo Cerqueira Sousa |
24/07/2018 |
O PATRIMÔNIO CULTURAL E A MÚSICA DO CARIMBÓ COMO FONTE NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS |
Aline Barros Dos Reis |
Carlo Guimaraes Monti |
23/07/2018 |
Redes Sociais